Cinco erros comuns na higiene e limpeza de empresas e como evitá-los
Quais são os erros mais frequentes em processos de limpeza e higiene de empresas? Por que PMEs devem priorizar técnicas de limpeza profissional?
Caminhar por um corredor de escritório ou de uma loja, treinar em uma academia, esperar em uma clínica e em todos esses lugares notar um brilho no piso, sentir um aroma fresco no ar e perceber que cada superfície parece limpa de verdade. Essa é a sensação que uma limpeza e higiene profissional passa para os clientes em pequenas e médias empresas.
Entretanto, nem todos os estabelecimentos se preocupam em fazer este investimento. Muitos, por falta de conhecimento, adotam métodos domésticos, comprometendo não apenas a saúde dos frequentadores e eficiência dos funcionários, mas também a imagem do negócio, os fazendo perder dinheiro, clientes e credibilidade.
Quais são então os deslizes que impedem esses locais de atingir a excelência na limpeza? E como podemos corrigi-los?
Uso incorreto de produtos de limpeza e higiene
Muitas PMEs, ao trazerem a cultura de limpeza doméstica, acabam utilizando produtos em excesso ou de forma inadequada. Este erro, além de aumentar os custos, pode causar danos a superfícies e não garantir a eficácia necessária.
Como evitar: Opte por produtos profissionais e sustentáveis, como os oferecidos pela LESS. Eles são formulados para atender às necessidades específicas das empresas, promovendo uma limpeza eficaz e econômica.
Falta de equipamentos adequados
Usar equipamentos inadequados e que não são ergométricos pode prejudicar a saúde de quem realiza a limpeza, acarretando em problemas como tendinite e dores na coluna.
Como evitar: Invista em equipamentos profissionais. Eles não só otimizam o tempo como também garantem um ambiente verdadeiramente limpo.
Equipe sem conhecimento de práticas profissionais
Uma equipe desinformada pode comprometer todo o processo de limpeza, utilizando produtos incorretos ou em proporções erradas.
Como evitar: Promova treinamentos frequentes e garanta que seus funcionários estejam atualizados quanto às melhores práticas de limpeza profissional e tenham acesso aos produtos corretos.
Descaso por práticas sustentáveis
A limpeza e higiene de empresas devem ser realizadas levando em consideração o impacto ambiental. Essa atitude, além de ser benéfica para o planeta, pode ajudar na percepção dos clientes sobre seu negócio.
Como evitar: Integre práticas de limpeza sustentável em sua empresa, optando sempre por produtos certificados e entendendo seu ciclo de vida.
Falta de um cronograma de limpeza
Sem um planejamento estratégico, algumas áreas podem ser negligenciadas, enquanto outras são limpas em excesso, desperdiçando recursos.
Como evitar: Elabore um cronograma detalhado, identificando as necessidades específicas de cada área e garantindo uma limpeza consistente.
Conheça nossos guias com indicações de produtos de higiene e limpeza para empresas
Ao evitar esses erros comuns e optar por soluções profissionais, como as oferecidas pela LESS, as empresas não só promovem ambientes mais saudáveis, como também contribuem para um mundo mais sustentável. Não subestime o impacto da limpeza em seus negócios:
- Guia de produtos para Academias
- Guia de produtos para Clínicas Médicas
- Guia de produtos para Clínicas Veterinárias
- Guia de produtos para Cozinhas Profissionais
- Guia de produtos para Escritórios